sexta-feira, 2 de março de 2012

Blue Lodges e o Rito de York


Soube que existe uma Loja Maçônica no Estado de Idaho, nos Estados Unidos, que tem folders (panfletos) do Rito de York dizendo: "Mestre Maçom, você sabia que os trabalhos realizados em sua Loja Azul e em sua Grande Loja são do Rito de York? Continue trilhando este caminho ingressando no Real Arco." Isso não é uma evidência que os graus simbólicos nos Estados Unidos são parte do Rito de York?

Ao contrário. Reflita bem, irmão: se é preciso fazer um folder (panfleto) para dizer que os trabalhos na Blue Logde (Lojas Azuis - graus simbólicos) são do Rito de York é justamente porque isso não é óbvio. E essa situação ocorre porque na Maçonaria anglo-saxônica não é usual se atribuir rito aos graus simbólicos.

Vale ainda observar que nos Estados Unidos, há uma inevitável concorrência entre o Rito de York e o Rito Escocês Antigo e Aceito e ambos tentam atrair os Mestre Maçons para seus graus filosóficos. Embora essa concorrência seja elegante, é uma concorrência. Esse panfleto que você menciona é material de divulgação Rito de York e obviamente “puxa a sardinha” para o Rito de York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário