segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grande Loja dos Antigos vs Grande Loja de York


A Grande Loja dos Maçons Antigos ficava em York?

Não. A Grande Loja dos Maçons Antigos ficava em Londres.  É importante não confundir a Grande Loja dos Maçons Antigos com a Grande Loja de York.

A Grande Loja de York era na cidade York e foi fundada 1705. Vinte anos depois, em 1725, adotou o nome de Grande Loja de Toda Inglaterra.  Ela fechou em 1801.

A Grande Loja dos Maçons Antigos era em Londres (assim como a Grande Loja dos Modernos) e existiu de 1751 a 1813, quando fundiu-se com a Grande Loja dos Modernos para se torna a Grande Loja Unida da Inglaterra.

A título informativo, vamos apresentar resumidamente a cronologia das Grandes Lojas britânicas.

1705 – fundação da Grande Loja de York, situada na cidade inglesa de York

1717 – fundação da Grande Loja de Londres e de Westminster. Mais tarde chamada de “Modernos”.  Trabalhará baseado na primeira constituição de Anderson (publicada em janeiro de 1723 pelo pastor presbiteriano James Anderson).

1725 – Fundação da Grande Loja da Irlanda.

1725 – A Grande Loja de York adota o nome de Grande Loja de Toda Inglaterra.

1736 – fundação da Grande Loja da Escócia.

1751 –  Fundação da Grande Loja dos Maçons Antigos (Grand Lodge of  Ancient Masons), em Londres.  Ela utilisará como constituição o trabalho Ahiman Rezon de Laurence Dermott (publicada em 1756) .

1801 – Fechamento da Grande Loja de York (Grande Loja de Toda Inglaterra).

1813 – A Grande Loja de Londres e de Westminster (os “Modernos”) e a Grande Loja dos Maçons Antigos, ambas em Londres, se fundem criando a Grande Loja Unida da Inglaterra.

Um comentário: