terça-feira, 10 de abril de 2012

Divergências entre Modernos e Antigos

Qual eram os pontos de divergência entre a Grande Loja de Londres e de Westminster (fundada em 1717) e a Grande Loja dos Maçons Antigos (fundada em 1751)?

Primeiro vale relembrar que as duas Grandes Lojas em questão ficavam em Londres. Os principais pontos de divergências eram:

1. A Grande Loja de Londres e de Westminster foi fundada em 1717. Mais tarde, ela foi chamada pejorativamente de Grande Loja dos “Modernos”.  Trabalhava baseado na primeira constituição de Anderson (publicada em janeiro de 1723 pelo pastor presbiteriano James Anderson).  Por outro lado, a Grande Loja dos Maçons Antigos (Grand Lodge of  Ancient Masons), foi fundada em 1751.  Ela utilizava como constituição o trabalho Ahiman Rezon de Laurence Dermott (publicado em 1756).

2. A Grande Loja de Londres e de Westminster, até certo ponto, ignorava as Grandes Lojas da Escócia e da Irlanda, bem como as críticas vindas delas. Isso foi um dos fatores motivadores da fundação da Grande Loja dos Maçons Antigos.

3. A Grande Loja de Londres e de Westminster (os “Modernos”) aceitavam judeus e pela unificação do Rito católico-anglicano dos Antigo Deveres com o Rito calvinista da Palavra de Maçom, buscaram na esfera religiosa um conceito mais vasto ligado a noção de religião natural. A Grande Loja dos Maçons Antigos não aceitava a descristianização da Maçonaria.

4. A Grande Loja dos Maçons Antigos via o grau Mestre do Arco Real como parte integrante do grau de Mestre e não como um grau separado. O rito que eles praticavam era chamado Rito de York (embora não fosse realmente originário de York) e tinha apenas três graus: Aprendiz, Companheiro e Mestre, o qual incluía o Mestre do Arco Real.  Por outro lado, a Grande Loja de Londres e de Westminster (os “Modernos”) separava o grau de Mestre do grau de Mestre do Arco Real, o que os “Antigos” consideravam uma mutilação imperdoável do grau de Mestre Maçom.

Essas são as principais diferenças. Claro que havia também aspectos políticos na “concorrência” dessas duas Grandes Lojas.

Os pontos 3 e 4 acima são muito importante, e pouco conhecidos. A chamada pura maçonaria praticada pela Grande Loja dos Maçons Antigos na verdade excluía os não‑cristãos. Além disso, os sistemas maçônicos que hoje chamamos de Rito de York (americano, inglês, escocês e irlandês) e que se pretendem herdeiros das tradições da Grande Loja dos Maçons Antigo traem justamente um ponto básico daquela Grande Loja e adotam um tratamento “Moderno” ao manter o grau de Mestre do Arco Real separado do grau de Mestre Maçom.

Um comentário: