sábado, 30 de junho de 2012

O avental do Arco Real inglês

Já ouvi dizer, no Real Arco americano, que o avental do Arco Real inglês tem uma orla dentada azul (do simbolismo) e vermelho (dos altos graus) justamente para indicar que o Arco Real inglês continua sendo parte dos Graus Simbólicos.  Isso é verdade?

Isso não tem nenhum fundamento. Embora o uso de certas cores na Maçonaria apareçam em diversos ritos, países e sistemas maçônicos, elas não são usadas da mesma forma e muitas vezes sequer simbolizam a mesma coisa.

O azul é cor do simbolismo nos Estados Unidos e o vermelho é a cor dos graus capítulares do Real Arco americano, assim como o negro é a cor dos graus de Cavalaria americana. Nos Estados Unidos, cada cor substitui a anterior.

O uso das cores na Maçonaria britânica (inglesa, escocesa e irlandesa) é semelhante, porém diferente. O azul é a cor por excelência da Maçonaria como um todo e em especial do simbolismo  e o vermelho é a cor do Arco Real, porém o vermelho é usado em adição ao azul. Há aventais na Irlanda com borda azul, vermelha e negra para indicar que seu portador era Mestre Maçom, Mestre do Arco Real e Cavaleiro Templário.

Reforçamos o ponto: é um erro querer interpretar o uso das cores de um sistema maçônico (inglês, por exemplo) pelos critérios de uso que essas cores têm em outro sistema (americano, por exemplo).

Vale também observar que as divergências na forma de usar as cores e nos seus  significados são maiores ainda quando consideramos outros países e ritos. Por exemplo, o vermelho é utilizado no simbolismo: o avental de Mestre (grau 3) da COMAB aqui no Brasil é vermelho, e nossos irmãos do Rito Brasileiro, já usam uma gravada vermelha (bordeaux) desde do grau 1.

Por fim, vale relembrar que, SE o Arco Real inglês fosse realmente parte dos Graus Simbólicos, ele estaria mais próximo ainda do antigo Arco Real como era praticado na Grande Loja dos Antigos. Lá, o Arco Real realmente era parte dos Graus Simbólicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário